
Desenvolvimento infantil e a intervenção em equipa turma T1 - Morgado Mateus
Apresentação
• Dinâmica Inicial • As patologias mais comuns o PEA/ PHDA/ Processamento Sensorial/ Alterações ortodônticas e respiratórias/ alterações da linguagem/ leitura e escrita o Quando, como e porquê encaminhar/sinalizar o Dicas para usar em contexto escolar o Dicas sala o Recreio o Materiais • Partilha de casos e dúvidas
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
As perturbações do desenvolvimento remetem para a existência de algo que põe em causa a harmonia da aquisição de conhecimentos e competências. Estas perturbações podem ocorrer a nível mental, social e/ou emocional, causando, desta forma, infelicidade e sofrimento. No universo das perturbações do desenvolvimento, podem destacar-se as dificuldades de aprendizagem (como a Dislexia, Disortografia, Discalculia ou Disgrafia); as perturbações do espetro do autismo (como a Perturbação Autística ou a Síndrome de Asperger); os Défices Cognitivos/Deficiência Mental; as perturbações da atenção e do comportamento (como a Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção ou a Perturbação da Coordenação-Motora) e, finalmente, as perturbações do humor que englobam, por exemplo, a Perturbação da Ansiedade.
Formador
Jacinto de Almeida Gomes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-05-2025 (Quinta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |