
Curso de Primeiros Socorros e suporte básico de vida. turma T1_Diogo Cão
Apresentação
Verifica-se que a grande maioria do pessoal docente não está preparado para lidar com este tipo de ocorrências, desconhecendo muitas vezes como prestar devidamente os primeiros socorros. Preparar tecnicamente este pessoal para um atendimento mais imediato e eficaz de uma criança acidentada na escola ou vítima de doença súbita, através da aquisição de conhecimentos na área de primeiros socorros é por isso deveras importante. Deverão então os professores estar preparados para prestar os primeiros socorros na escola, não descorando também a necessidade de estarem alerta para as condições e fatores de prevenção dos mesmos e assim adquirir uma cultura de segurança para a qual se deve estar
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores da Educação Especial
Releva
No âmbito da Portaria n.º 196-A/2010, publicada a 9 de abril, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente. Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores da Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Adquirir conhecimentos na área de Primeiros Socorros; Promover a segurança, de modo a prevenir os acidentes; Desenvolver competências de resposta a situações de acidente e/ou doença súbita.
Conteúdos
1 SISTEMA INTEGRADO DE EMERGÊNCIA MÉDICA Tempo: 30 2 PRINCIPIOS GERAIS DO SOCORRISMO E PLANO DE ACÇÃO DO SOCORRISTA Tempo: 60 3 SUPORTE BÁSICO DE VIDA Tempo: 180 4 ASFIXIA : ALGORITMO DE DESOBSTRUÇÃO DA VIA AÉREA Tempo: 30 5 CHOQUE: CAUSAS E PRIMEIRO SOCORRO Tempo: 30 6 HEMORRAGIAS, FERIDAS E QUEIMADURAS Tempo: 90 7 INTOXICAÇÕES E PICADAS DE INSETOS Tempo: 60 8 ACIDENTES COM ELECTRICIDADE Tempo: 30 9 LESÕES MUSCULARES, ARTICULARES E ÓSSEAS Tempo: 90 10 ALTERAÇÕES DE CONHECIMENTO, DOENÇAS CRÓNICAS E AVC Tempo: 60 11- SEGURANÇA E BEM-ESTAR NAS ESCOLAS Tempo: 60 12 - BANCA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO Tempo: 180
Metodologias
Aulas teórico-práticas, com recurso a metodologias participativas.
Avaliação
Assiduidade e participação 40% Trabalho produzido 60% Resposta a um questioná rio elaborado para o efeito e avaliação do desempenho na banca prática. Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 0 a 10 valores, conforme indicado na Carta Circular CCPFC 3/2007 Setembro de 2007, utilizando os parâmetros de avaliação.
Bibliografia
üINEM (2012). Emergências médicas: Manual TAS. Instituto Nacional de Emergência Médica. http://www.inem.pt/files/2/documentos/20140108171804724961.pdfüINEM (2012).Abordagem á vitima: Manual TAS/TAT. Instituto Nacional de Emergência Médica.http://www.inem.pt/files/2/documentos/20140108170327548015.pdfüINEM (2012). Emergências Trauma: Manual TAS. Instituto Nacional de Emergência Médica. http://www.inem.pt/files/2/documentos/2014010817232160071.pdfüINEM (2012). Normas e emergências pediátricas e obstétricas: Manual TAS. Instituto Nacional de Emergência Médica. http://www.inem.pt/files/2/documentos/20140108172029436503.pdfüINEM (2013). SIEM: Sistema Integrado de Emergência Médica. Instituto Nacional de Emergência Médica. http://www.inem.pt/files/2/documentos/20140108162916460041.pdf
Formador
Vanessa dos Santos Cardoso Monteiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-04-2025 (Segunda-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 14-04-2025 (Segunda-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 15-04-2025 (Terça-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 15-04-2025 (Terça-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |